Contagem ganha mais uma ferramenta de combate ao Aedes aegypti: o Disque-denúncia – Plantão Arboviroses. Para atender a população e orientar sobre dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde amplia seus canais de atendimento por meio da plataforma de mensagens WhatsApp. O serviço pode ser solicitado por meio do número (31) 99257-0239.
O Disque Denúncia – Plantão Arboviroses é um instrumento de fácil acesso para que o cidadão denuncie possíveis focos de proliferação do mosquito, casas abandonadas, terrenos com pneus e água parada.
“Considerando o avanço das tecnologias de comunicação e a necessidade de obter uma forma de contato mais ágil e acessível para situações que demandam ações imediatas, entendemos que o WhatsApp pode estreitar a comunicação entre a população e órgãos da administração pública. Estar mais próximo do cidadão é fundamental para convergir em esforço comum no combate à dengue”, afirma o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
O fluxo de atendimento funciona a partir do direcionamento das demandas, que chegam via mensagem, para as equipes da Diretoria de Zoonoses e Vigilância Sanitária, ambas essenciais nesse processo. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Wilson Carvalho, a denúncia é encaminhada diretamente ao território para o atendimento das equipes de veterinários, agentes de combate a endemias (ACEs) e fiscalização.
“Essa é uma forma de gerar informações para a nossa atuação em campo. Assim, realizamos o atendimento e a fiscalização, que é feita pelos ACEs, para a aplicação de uma cientificação. Quando necessário, uma solicitação de adequação é emitida ao morador. Caso ele não cumpra, a ação é enviada à Vigilância Sanitária, que fará a notificação ou abrirá um processo administrativo. E, em último caso, aplicação de multas”, detalha Carvalho.
Vale ressaltar que a luta contra a dengue é uma tarefa de todos. Nesse sentido, a população deve colaborar com ações simples para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas, fontes, ou qualquer recipiente que acumule água.
Serviço:
Disque-denúncia - Plantão Arboviroses: (31) 99257-0239.